• Um novo Conceito em Medicina Diagnóstica.

DENSITOMETRIA ÓSSEA – DEXA

CORPO TOTAL PARA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

O QUE É
O que o número em sua balança realmente significa? Pensando em sua saúde em geral, esse número pouco significa. A pergunta mais importante é: por quais componentes esse peso é determinado?

Subir em uma balança nos mostra a combinação de tecidos que compõem nosso corpo. Esse peso pode flutuar ao longo do dia dependendo de nosso estado de hidratação, ou das roupas que estamos usando.

Por outro lado, a composição corporal revela as proporções dos diversos tipos de tecido que compõe nosso corpo. A gordura corporal é composta da gordura essencial (mínimo necessário para as funções fisiológicas) e da não essencial (valores entre 10-22% para homens e 20-32% para mulheres, considerados saudáveis). Já a massa magra é composta pelos ossos, tecidos, órgãos e músculo.

Uma composição corporal entre os valores recomendados sugere que você terá um risco reduzido de desenvolver doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, pressão alta e até alguns tipos de câncer. Da mesma forma, valores abaixo dos mínimos recomendados afetarão o aporte de vitaminas para os diversos órgãos, seu sistema reprodutor, além de seu bem estar geral.
E como determinar sua composição corporal?! Ela pode ser estimada por várias técnicas, desde as mais simples, como uma fita métrica ou um medidor de pregas cutâneas, o cálculo do Índice de Massa Corpórea, entre outros, até testes mais complexos e precisos, executados por profissionais experientes.

A porcentagem de gordura avaliada pela Densitometria de Corpo Total – DEXA (Absortometria de RX de dupla energia) vem se consolidando como o exame mais preciso e reprodutível para determinação das massas magra, óssea e de gordura corporal.

É um método rápido, não invasivo, com mínima emissão de raios-X, permitindo, além da análise evolutiva precisa de cada indivíduo, a avaliação dos vários segmentos do corpo, como tronco e abdomen, e os membros separadamente, tornando-se uma ferramenta importante na determinação dos riscos relacionados à obesidade (principalmente à relacionada ao acúmulo de gordura intrabdominal) e nas avaliações para programas de condicionamento físico.

Por ser um método bastante reprodutível, as variações decorrentes das mudanças alimentares e de treinamentos nos programas de condicionamento físico podem ser avaliadas com bastante precisão, permitindo os ajustes necessários para adequação da porcentagem de gordura corporal e da porcentagem de massa magra desejadas.

Além dos índices relacionados ao risco metabólico, é possível a avaliação da massa magra apendicular, ou quantidade de músculo nos membros, que diminui fisiologicamente ao longo da vida, mais acentuadamente a partir da 5ª década. Porém, quando essa perda é muito intensa (a chamada sarcopenia) pode afetar a qualidade de vida cotidiana do idoso. Uma perda de massa muscular implica em uma menor capacidade para a realização de tarefas do dia a dia, bem como uma menor capacidade de equilíbrio em terrenos acidentados (ruas com desníveis e buracos), causando uma tendência a quedas, o que explicaria a grande quantidade de fratura em idosos. Devemos aqui salientar que Sarcopenia e Osteoporose são alterações que costumam ocorrer conjuntamente.

PREPARO E ORIENTAÇÕES

Este exame não necessita de preparo prévio.

• Até sete dias antes da data agendada para seu exame você não poderá ter realizado exame de Medicina Nuclear, e Radiografia e/ou Tomografia computadorizada com a administração de contraste via oral ou retal.

• Você pode alimentar-se regularmente no dia do exame, evitando apenas o uso de suplementos de cálcio nas 24 horas prévias à realização do exame.

• Aconselha-se a utilização de roupas leves e confortáveis, evitando-se acessórios que contenham metais, pois estes podem alterar os resultados do exame.

• Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces.

• Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

• Seu exame será entregue no local de sua escolha, em até três dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla, que dependa de um conjunto de profissionais. As imagens de seu exame e o respectivo laudo estarão disponíveis em nosso site no mesmo prazo. Para acessá-los serão fornecidos número de usuário e senha pessoal no dia da realização dos mesmos.

• Os resultados dos seus exames, disponibilizados na web, permitem que o seu médico tenha acesso às imagens e à análise diagnóstica a qualquer momento, auxiliando-o na condução de seu caso.

EXAMES DE DENSITOMETRIA ÓSSEA REALIZADOS

Navegando nessa página você poderá obter informações sobre os exames que realizamos, preparos e prazo de entrega. É muito simples agendar seus exames.

Relacione os exames que você precisa fazer e seu horário de sua preferência, entre em contato com nossa central de agendamento por telefone (11) 3050-0602 ou clicando no botão abaixo.

Agendar Exame