• Um novo Conceito em Medicina Diagnóstica.

MAMOGRAFIA DIGITAL COM TOMOSSÍNTESE (3D)

Apesar de sua eficiência para detecção precoce do câncer de mama, como qualquer outro exame, a mamografia possui limitações, entre elas, uma maior dificuldade na identificação de alterações nas mamas densas, isto é, naquelas onde há predomínio do tecido glandular. A Tomossíntese Mamária, ou Mamografia 3D, um avanço da mamografia digital, está conseguindo superar algumas dessas dificuldades.

Para realização da tomossíntese a mama é posicionada da mesma maneira que para uma mamografia tradicional, porém o braço do aparelho (tubo de RX) se movimenta em arco, adquirindo imagens ao longo desse trajeto, e dividindo o tecido mamário em várias “fatias”. Essas informações são então enviadas a um computador, que irá gerar imagens tridimensionais da mama.

Cada imagem obtida pode ser avaliada sequencialmente, possibilitando a análise de cada uma das “fatias” radiografadas, reduzindo a sobreposição de estruturas, um dos grandes problemas da mamografia 2D, e evitando a realização de imagens adicionais das mamas para esclarecer dúvidas.

Uma das grandes preocupações relacionadas à tomossíntese, ao longo de sua evolução, foi a dose de radiação ao paciente.

O equipamento que escolhemos para nossos pacientes possui uma tecnologia de redução na dose de radiação, tubo de RX com filtros diferentes e um espectro de radiação otimizado, permitindo a aquisição de imagens de qualidade excelente com dose ideal.

PREPARO E ORIENTAÇÕES
Este exame não necessita de preparo prévio.

• O dia do ciclo menstrual em que seu exame for realizado não interfere na interpretação do mesmo, mas, caso ainda menstrue ou tenha as mamas doloridas, procure agendar seu exame entre o 7º e 22º dias do ciclo para reduzir o desconforto nas mamas.

• No dia do exame você não poderá usar desodorante, talco ou creme na região das mamas e axilas, pois estes produtos contêm substâncias radiopacas (aparecem na radiografia) que podem interferir na interpretação de seu exame.

• Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.

• De acordo com as recomendações internacionais, seu exame será avaliado por dois médicos especializados, para que possamos lhe garantir um diagnóstico mais preciso.

• Caso tenha exames anteriores de mamografia, ultra-sonografia e ressonância magnética das mamas, pedimos a gentileza de trazê-los. Se você já realizou biópsia de mama, traga também o resultado do estudo anatomopatológico e o exame que orientou o procedimento. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.

• Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

• Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

• Seu exame será entregue no local de sua escolha, em até três dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla, que dependa de um conjunto de profissionais. As imagens de seu exame e o respectivo laudo estarão disponíveis em nosso site no mesmo prazo. Para acessá-los serão fornecidos número de usuário e senha pessoal no dia da realização dos mesmos.

• Os resultados dos seus exames, disponibilizados na web, permitem que o seu médico tenha acesso às imagens e à análise diagnóstica a qualquer momento, auxiliando-o na condução de seu caso.

OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.

EXAMES DE MAMOGRAFIA DIGITAL REALIZADOS

Navegando nessa página você poderá obter informações sobre os exames que realizamos, preparos e prazo de entrega. É muito simples agendar seus exames.

Relacione os exames que você precisa fazer e seu horário de sua preferência, entre em contato com nossa central de agendamento por telefone (11) 3050-0602 ou clicando no botão abaixo.

Agendar exame